A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) premiou, na quinta-feira (24/5), quatro estudos que analisaram o desempenho do Portal de Periódicos.
Os vencedores do 1º Prêmio Portal de Periódicos foram Gláucio Ary Dillon Soares (categoria pesquisador-docente), Noboru Jo Sakabe (categoria estudante de doutorado), João de Melo Maricato (categoria bibliotecário) e Luiz Cláudio Gomes Maia (categoria estudante de mestrado). Cada premiado recebeu R$ 3 mil. A homenagem foi em Brasília, na sede do Ministério da Educação.
Presidente da Capes Jorge Guimarães entrega prêmio ao prof. Luiz Maia. |
"Antes, estávamos condenados a um atraso permanente. Muitas pesquisas não podiam ser realizadas porque não tínhamos acesso às últimas descobertas. O Portal de Periódicos mudou isso", disse Gláucio Soares, professor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj).
O vencedor na categoria pesquisador-docente analisou o uso do portal em sociologia e ciência política. Constatou que, graças ao serviço, o aluno ou pesquisador de uma universidade menor tem o mesmo acesso à informação científica de estudantes de universidades norte-americanas.
"A ponte existe, a informação está disponível, mas é pouco usada por algumas áreas. No caso das ciências humanas há resistência", afirmou Soares, que doou o valor do prêmio a uma escola primária próxima a Arcoverde, em Pernambuco.
A cerimonio ocorreu no Ministério da Educação em Brasilia. |
Em sua origem, o Portal de Periódicos da Capes contou com o trabalho realizado pelo Programa Biblioteca Eletrônica (ProBE), da FAPESP, desde 1995.
Noboru Jo Sakabe, aluno de doutorado da Universidade de São Paulo (USP), também concluiu que o Portal tem contribuído para reduzir as diferenças regionais, possibilitando melhoria da produção de conhecimento.
"Os trabalhos identificaram dificuldades de uso do Portal, fornecendo subsídios para implantação de melhorias, e também apresentaram o que está dando certo", disse Elenara Chaves, coordenadora do Portal de Periódicos da Capes.
Mais informações: www.capes.gov.br Fonte: Agência FAPESP
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